Laqua Parla

Criando um livro infantil: Tisca, a Lagartixa

Uma foto do professor Laqua segurando o livro infantil "Tisca, a Lagartixa", ao lado do título "Como dei vida à Tisca, a lagartixa"

“Aonde você vai voando desse jeito, Donga?”, pergunta Tisca, intrigada com a agitação da sua amiga Donga, a camundonga. Assim começa um dos muitos livros infantis que eu tive o prazer de ilustrar: Tisca, a Lagartixa.

Como nasceu esse livro? A resposta tem ensinamentos valiosos pra você, ilustrador que quer entrar em movimento e se aventurar pelo mundo da ilustração infantil. Me acompanhe nessa pequena (e divertida) jornada.

Uma lagartixa sem igual

Quando as autoras Ana Reimann e Geane Saggioratto (com quem eu já havia trabalhado em outro projeto) me falaram sobre a Tisca, minha mente logo começou a voar. Porque a Tisca não era uma lagartixa como as outras: ela gosta de viajar e tem uma personalidade forte.

E eu precisava transmitir isso rapidamente ao leitor – afinal, é um livro infantil, com poucas páginas e sem espaço pra longas introduções. Comecei a pensar em acessórios que ajudassem a mostrar quão única é a Tisca:

  • Um par de galochas
  • Um cachecol
  • Um grande laço
  • Um guarda-chuva
  • Uma mala de viagem

Vários desses elementos eu peguei emprestados de uma referência clássica, que marcou a minha infância: Mary Poppins, uma babá (praticamente) perfeita. Muito apropriado, porque as duas são orgulhosas, divertidas e adoram viajar. É até curioso pensar que entre as duas personagens (e falo da versão da Disney, de 1964) há um intervalo de 53 anos.

Para chegar no design definitivo, fiz uma série de estudos:

Além dos acessórios, outro elemento de destaque é o esquema de cores. A Tisca não é verde e nem laranja: é rosa, uma cor que você não vai encontrar em lagartixas por aí. O laço azul e as galochas amarelas (que combinam com o cachecol) trazem um belo contraste para a nossa amiga.

Agora você deve estar se perguntando “certo, mas e a história?”. Vamos a ela.

As aventuras de Tisca e seus amigos

“Tisca, a Lagartixa” começou como um projeto para uma série animada para televisão. Conforme as coisas foram se desenrolando, a Ana e a Geane escreveram histórias para 7 livros infantis.

São roteiros curtos e divertidos, que funcionam perfeitamente para os dois tipos de produtos (livros infantis e animação). E essa versatilidade se aplica também ao design dos personagens, que são ao mesmo tempo simples de animar e cheios de movimento.

O primeiro volume de “Tisca, a Lagartixa”, tem duas histórias: Mudança e Novo Amigo. Foi tudo ilustrado em aquarela, com cenas que dão destaque aos personagens e mostram os cenários conforme a necessidade.

Outro detalhe que vale a pena destacar é que as ilustrações foram planejadas para acomodar os textos, com espaços vazios onde o designer pôde colocar os diálogos.

Tenho um orgulho especial em relação à capa, uma ilustração de página dupla, que de estende para a contracapa e mostra a Tisca voando cheia de liberdade como se fosse a Mary Poppins.

Ilustração de capa do livro infantil Tisca, a Lagartixa, feita em aquarela, em que ela aparece voando enquanto é observada pelo gato Mimo

E foi assim que nasceu esse belo projeto. O que será que o futuro reserva para a Tisca e seus amigos? Ainda vamos descobrir!

Me siga nas redes!

Artigos Relacionados

Últimos artigos